O que está quebrando a experiência do iFood hoje

Sugestões de melhoriaa no ifood

1. Falta de padrão e informação sobre tamanho das porções
Tenho muita dificuldade em comprar marmitas e batata-frita no iFood por um motivo simples: o tamanho não é claro.
O que exatamente significa uma batata-frita P, M ou G? Qual é a referência? McDonald’s? A lanchonete do bairro?

O mesmo problema acontece com marmitas. Quando vejo “Marmita P” ou “Marmita M”, não faço ideia da quantidade real de comida. Seria essencial informar o peso (em gramas) ou as dimensões da embalagem, para evitar frustração e decepção com a quantidade recebida.
Na minha opinião, deveria ser obrigatório informar o peso da comida em lanches e refeições.

2. Avaliações muito genéricas dos restaurantes
Hoje, os comentários e avaliações são gerais para o restaurante, e não para os produtos específicos.
Isso até funciona para lugares com uma única especialidade, mas é um problema em restaurantes mais variados, como pizzarias ou comida japonesa.

Por exemplo: para mim, é muito relevante saber se a batata-frita é crocante, encharcada de óleo ou murcha. Mas essa informação se perde quando a maioria das avaliações fala apenas dos hambúrgueres.
Avaliações por produto ajudariam muito a tomar decisões mais conscientes.

3. Falta de rastreamento em entregas feitas por entregadores não parceiros
Hoje, quando o entregador não é parceiro, o app apenas avisa que ele saiu para entrega, mas não mostra onde ele está nem se já chegou.

Considerando que praticamente todo entregador usa celular (e muitos já usam o próprio app do iFood), fica a dúvida: qual a dificuldade de oferecer rastreamento?
No meu caso, moro em uma edícula e não consigo ouvir buzina. Isso me obriga a ficar checando o portão o tempo todo, o que é bem inconveniente.

4. Uso de fotos feitas por IA e propaganda enganosa
Está cada vez mais comum ver restaurantes usando fotos geradas por IA, ou até a mesma imagem para produtos diferentes, o que acaba sendo enganoso.

Além disso, já tive experiências em que comprei uma “Marmita M” e, ao abrir, a embalagem estava literalmente pela metade.
Seria importante proibir fotos artificiais e permitir a denúncia por propaganda falsa, protegendo melhor o consumidor.

5. Cupons que nunca aparecem nos restaurantes favoritos
O iFood com certeza sabe quais são meus restaurantes favoritos, mas curiosamente eles quase nunca têm cupom.
É frustrante abrir o app e ver desconto em vários restaurantes que eu não gosto, enquanto os que eu sempre peço nunca entram em promoção.

Talvez uma lógica de cupons mais personalizada deixasse a experiência muito melhor.

6 curtidas

Muito importantes suas pontuações @Amanda_salees! Sugiro que vc as coloque numa próxima pesquisa do iFood para que de fato sejam consideradas.

Seja muito bem vinda :heart: :white_heart:

4 curtidas