Fala galera, eu já havia lido algo sobre isso antes e agora a ANVISA resolveu intervir no assunto. Uma matéria bem interessante saiu hoje no Metrópolis, segue o texto e o link para quem quiser ler na íntegra.
Notícia importante, não deixem de ler, principalmente as mulheres que fazem uso disso.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de duas substâncias químicas presentes em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. A medida, aprovada nessa quarta-feira (29/10), tem como objetivo proteger a população de riscos relacionados ao câncer e a problemas reprodutivos.
As substâncias banidas são o TPO — óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina — e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA). Esses compostos são usados em produtos para unhas artificiais em gel e esmaltes em gel, que exigem exposição à luz ultravioleta (UV) ou LED durante o processo de fixação.
De acordo com estudos internacionais, o #DMPT é classificado como potencialmente cancerígeno em humanos, enquanto o TPO é considerado tóxico para a reprodução e pode prejudicar a fertilidade. A decisão da #Anvisa tem como foco tanto a proteção das pessoas que utilizam esses produtos quanto a dos profissionais que trabalham diariamente com eles em salões de beleza.
Com a nova resolução, o #Brasil se alinha aos padrões de segurança da União Europeia, que também proibiu o uso dessas substâncias. A medida impede que produtos considerados inseguros em outros países continuem sendo comercializados no mercado brasileiro.
Leia a notícia completa nos stories ou no metropoles.com
eu vi… são substâncias que tem nos produtos mas parece que as empresas já foram sinalizadas para retirar da composição dos produtos em gel. tava até com medo de ter que parar de usar unha em gel
Mas é difícil esse controle, né @Mirella?
Como saber se o que está usando é ou não o problemático?
Às vezes o produto não tem nem informações no rótulo.
Eu li sobre o perigo desse produto e já fui adepta durante um tempo, depois de ver nos noticiários na semana passada, desisti. Minha manicure ficou chateada, mas… sorry minha saúde vale muito mais, preciso é inaugurar o kit de esmaltes que ganhei aqui no comunicast que estão intactos ainda.
Minha filha já testou e usou todas as cores, mas minha esposa achou as cores muito intensas, ela está acostumada com cores mais claras, mas ambas gostaram dos esmaltes em si, só divergiram nas cores.