Fala galera, os bandidos pra variar estão sempre um passo à frente e por isso precisamos sempre nos cercar de todo cuidado, mesmo que nos parece impossivel, porque para a bandidagem, o impossível é agora, as informações foram tiradas do Instagram da Polícia Civil do Estado de São Paulo…
Eu já tinha ouvido escutado sobre um golpe que escaneavam os dados das embalagens e manuais de câmeras de segurança.onde tem todas as instruções de programação, inclusive o reset, dando a chance dos bandidos desativarem seu alarme e câmera e entrarem tranquilamente em nossas casas.
Agora o golpe é em toda e qualquer etiqueta de entrega, onde constam nossos dados para o entregador escanear e identificar a entrega e o solicitante, então antes de descartar qualquer código de barras e caixas de artigos de segurança, a dica é destruir completamente os dados, códigos QR e de barras.
De posse dos nossos dados os bandidos abrem contas em banco, adquirem cartões de crédito, compram arttigos na internet, fazem empréstimos, etc… enfim, causam um dado danado na vida da vítima, portanto, fiquem espertos.
Perfeita orientação, sempre bom lembrar a todos desses cuidados!
Qq embalagem que chega, nós passamos esse carimbo, semelhante ao do @lucaaslemos, acho prático tb, pq ele vem com um mini estilete dentro
Confesso que só passei a tirar as etiquetas e destruí-las, depois que um prédio próximo compartilhou um vídeo de um motoboy que estava fuçando nos montes de lixos que os coletores fazem, antes de passar com o caminhão da coleta. Eles alertaram que podia ser para esse golpe.
Talvez seja um problema para levar para o condomínio também sobre a forma que é feita esse descarte.
No meu prédio (no centro de São Paulo, tem por volta de 30 andares, são ao todo quase 300 apartamentos) o lixo reciclado fica fechado na lixeira até que a coleta passe pega a chave na guarita para liberar a coleta e no mesmo instante já é coletado. Sem ficar na rua para terceiros ter acesso.
Vi outros prédios que a lixeira que fica na rua, eles trocará para uma que também fecham com cadeado, (e como é na frente do prédio, teoricamente já fica sendo monitorada pelas câmeras do condomínio).
Todos mudando um pouco a forma de descarte dificulta mais para o golpe.