🥫 Lata de Milho, Maionese, Biscoitos e Outros Produtos: Vale a Pena Comprar em Quantidade?

Quem nunca ficou em dúvida na hora de escolher entre as embalagens pequenas e grandes dos produtos que você compra regularmente? Vamos analisar alguns exemplos e entender onde realmente está a economia ao optar pela embalagem maior!

:corn: Lata de Milho

• Lata de 200g: R$2,99
  • Lata de 400g: R$5,49

A lata maior pode parecer mais cara à primeira vista, mas, ao comparar o preço por grama, vemos que ela sai mais vantajosa. O preço por grama da lata de 200g é R$0,0149, enquanto o da lata de 400g é R$0,0137. Ou seja, se você consome milho regularmente, vale mais a pena comprar a lata maior!

:lotion_bottle: Maionese

• 200g: R$3,49
  • 400g: R$6,99

Da mesma forma, a maionese de 400g oferece um preço melhor por grama: R$0,0174 contra R$0,01745 da de 200g. Embora a diferença não seja gigantesca, o pacote maior ainda tem mais vantagem no custo total.

:cookie: Biscoito Recheado

• Pacote de 150g: R$3,49
  • Pacote de 300g: R$5,99

A embalagem maior de biscoito recheado tem um preço por grama melhor: R$0,0199 no pacote de 300g contra R$0,0233 no de 150g. Para quem consome biscoitos com frequência, a embalagem maior vai fazer uma diferença significativa no orçamento.

:cookie: Biscoito de Maizena

• Pacote de 200g: R$2,99
  • Pacote de 400g: R$5,49

Aqui também, o pacote maior de biscoito de Maizena é mais vantajoso em relação ao preço por grama. Ao comparar os preços, vemos que o pacote de 400g é mais econômico.

:doughnut: Biscoito Cream Cracker

• Pacote de 250g: R$3,79
  • Pacote de 500g: R$6,99

A comparação de preço por grama favorece o pacote maior de biscoito cream cracker: R$0,0139 por grama no de 500g contra R$0,0152 no de 250g.

:bulb: Dica para Economizar:

Na próxima vez que você for ao mercado, não se esqueça de comparar o preço por unidade de peso (grama, mililitro ou litro) entre as diferentes embalagens. O pacote maior pode parecer mais caro, mas muitas vezes ele sai mais barato no final, oferecendo uma economia considerável no longo prazo.

:speech_balloon: E você, já fez essas comparações de preços nas suas compras? Qual produto você acha que vale mais a pena comprar em maior quantidade? Compartilhe suas experiências nos comentários e vamos aprender juntos a fazer compras mais inteligentes!

13 curtidas

Muito interessante , as vezes eu faço a comparação dessa forma que vc explicou no tópico , mais quando estou com pressa acaba passando batido , hoje em dia com os preços absurdos cada centavo conta

6 curtidas

Gosto de mais dessas dicas, porém não faço essas comparações não. :woman_facepalming:t2::face_with_hand_over_mouth::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

5 curtidas

Eu por ter facilidade com conta, sempre olho essas coisas. Porém tem que observar se realmente é necessário comprar o produto maior, se a data de validade está próxima, se o produto menor satisfaz uma receita (se tratando de comprar para um almoço), enfim… Mas eu tô sempre de olho nessas coisas sim.

6 curtidas

Vdd acho válido as dicas mas eu para pra fica comparando acho que buga a mente :sweat_smile:

6 curtidas

Concordo plenamente com @Flamenguista

3 curtidas

Quando eu tinha a lanchonete, eu analisava cada centavo; mesmo 1 centavo fazia uma grande diferença na hora de definir o preço final.

Hoje em dia, com a correria, acabo que algumas vezes não faço os cálculos. Na última compra que fiz neste fim de semana, por exemplo, percebi uma diferença interessante: o produto de 400 gramas custava R$11,50, enquanto o de 800 gramas custava R$25,99. Acabei levando quatro unidades de 400 gramas, totalizando R$46,00, o que me gerou uma economia de R$5,98 só nesse item!

Depende do produto e jogo rapido.

Tem que analisar todo o cenário

Pior que buga depender do momento

5 curtidas

Eu costumo comparar, mas o que levo em conta também é: vou consumir todo o produto a tempo se eu pegar a embalagem maior?

6 curtidas

Eu sempre fico de olho nessas diferenças de valores, com família grande digo que sempre vale a pena comprar as maiores, tipo sachê ou latas com mais de 1kg de alimento; o custo benefício é muito melhor, fora q rendem menos idas aos mercados né.
Ótimo tema trouxe pra debate. :clap:

1 curtida

Que legal, obrigado pelas dicas

2 curtidas

Excelente informação :clap::clap:

3 curtidas

Exatamente!!! Levar por levar se torna um desperdício e prejuízo!

3 curtidas

Verdade, logo por que não tenho paciência. :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

6 curtidas

Kkkkkkk eu como gosto de conta, pra mim em alguns casos é sinônimo de economia!!!

Lembrando que em alguns casos, por exemplo.

Leite em pó 200g: 7,50
Leite em pó 800g: 31,00

É mais fácil levar o menor em maior quantidade, do que um do maior. Acontece muito, hein!

5 curtidas

Sim, isso é importante ser levado em conta, eu percebi que os produtos no meu caso com menos quantidades em grama é mais barato o que vem mais.

Aqui em casa somos 9, então no final toda escolha pesa muito, ainda mais com o cenário atual do IPCA.

Pior que tem unas produto com essa diferente gritante.

Outro ponto importante para olha no mercado é a glândula de preço, hoje mesmo no mercado que frequento o preço estava diferente de preço de R$17,99 na glândula no caixa R$25,99, eu sempre observo isso e fico um pouco nervoso, que poderia ser um idoso, criança ou um desavisado levando sem ter ideia, que estar pagando a mais.

6 curtidas

Com certeza, estar atento a possíveis diferenças de preços. Eu reclamo mesmo hahaha

4 curtidas

Eu sempre procuro fazer essas comparações de custo/benefício. Ajuda muito a economizar e a não desperdiçar…
Por aqui faço compra mensal de mercado e de Açougue.
Frutas, legumes e outras coisa menores, compro conforme uso

2 curtidas

Também faço essas comparações

3 curtidas

As vezes tem a questão do prazo de validade também, e levar os de 7,99 nao seja tao vantajoso por conta disso! É uma coisa que podia se pensar em mostrar nos aplicativos em area de mercado, seria um diferencial legal! É uma desvantagem que eu vejo na hora de pedir mercado pelo iFood. Às vezes o produto tem um preco bacana, mas a validade tá apertada

4 curtidas

Sim, é importante observar todos os detalhes antes de comprar qualquer produto, especialmente a data de validade, para garantir a segurança e evitar riscos de consumir algo vencido.

Falando em validade, vocês já ouviram falar do programa ‘De Olho na Validade’? Esse programa existe em alguns estados do Brasil e incentiva os consumidores a verificar e denunciar produtos vencidos nas prateleiras dos supermercados. Em alguns lugares, o programa garante ao cliente um produto similar e dentro da validade como forma de compensação, sem custo.

Eu mesmo já usei o programa algumas vezes, pensando no bem de todos. Lembro de uma amiga que foi ao mercado e encontrou diversos iogurtes vencidos. Ela avisou um funcionário, mas, no dia seguinte, voltou lá e os produtos vencidos ainda estavam à venda. Fiquei preocupado com o risco de alguém comprar sem perceber, especialmente pessoas idosas.

Então, um dia, fui ao mercado e encontrei um produto vencido. Levei até o caixa, mas só avisei depois de passar o item, sem saber que era preciso fala antes “DE olho na Validade”. A atendente me explicou, então voltei à prateleira, peguei outro produto vencido e fui a outro caixa. Desta vez, avisei antes e consegui trocar o produto de graça.

No dia seguinte, um amigo que trabalha no mercado me contou que o gerente pediu para a galera ir atrás de mim no mercado para eu não usar o de “De olho na validade”, já que essas trocas por produtos vencidos não pegam bem para o mercado. Mas, no final, consegui outra embalagem de 12 iogurtes com validade maior, sem custo.

A moral da história é: não importa se o mercado gosta ou não, o importante é proteger o consumidor. Imagine um idoso ou uma criança consumindo um produto vencido e passando mal. Depois desse episódio, nunca mais encontrei produtos vencidos nas prateleiras daquele mercado.

2 curtidas