🌮 Lanches de Rua Mais Diferentões do Mundo

A comida de rua é o coração das cidades, o encontro perfeito entre tradição, improviso e sabor. Esses lanches não só alimentam, mas contam histórias de povos, guerras, trocas culturais e até crenças espirituais. Prepare-se para um tour gastronômico de dar água na boca – e arrepiar os mais sensíveis!

-–

:china: Espetinhos de Escorpião – China

O que é: Escorpiões inteiros fritos no óleo quente até ficarem crocantes, servidos no espeto.

Onde encontrar: Principalmente na famosa Wangfujing Snack Street, em Pequim.

História: Comer insetos na China tem raízes antigas, principalmente em épocas de fome, quando era necessário aproveitar qualquer fonte de proteína.

Curiosidade: Há locais que oferecem o escorpião ainda se mexendo antes da fritura para provar que está fresco.

Benefícios: Altíssimo teor de proteína e minerais como ferro e zinco. Alguns estudos apontam que o veneno perde toxicidade no calor, mas ainda carrega aminoácidos que podem ser benéficos.

Dica para turistas: Experimente com molho apimentado para quebrar o sabor terroso.

-–

:mexico: Chapulines – México

O que é: Gafanhotos tostados em comal, temperados com limão, sal e pimenta.

Onde encontrar: Mercados de Oaxaca, como o Mercado Benito Juárez.

História: Os astecas já consumiam gafanhotos, não só por necessidade, mas como oferenda aos deuses.

Curiosidade: Há diferentes tamanhos e sabores — alguns têm notas de nozes, outros mais defumadas.

Benefícios: Fonte sustentável de proteína, rica em B12 e cálcio.

Dica: São perfeitos para comer com tortillas e guacamole!

-–

:india: Sanduíche de Sorvete – Índia

O que é: Sorvete prensado entre biscoitos, pão doce ou waffles crocantes.

Onde encontrar: Principalmente nas cidades litorâneas, como Mumbai e Goa.

Curiosidade: É um lanche barato que faz sucesso entre estudantes e trabalhadores.

Benefícios: Fornece energia rápida e refresca nos dias quentes.

Dica: Experimente os sabores locais como cardamomo ou rosa.

-–

:philippines: Balut – Filipinas

O que é: Ovo de pato fertilizado, cozido e comido inteiro, incluindo o embrião parcialmente desenvolvido.

Onde encontrar: Vendedores ambulantes que andam de noite gritando “baluuut!”.

História: Era usado como alimento de guerreiros e marinheiros por ser altamente nutritivo.

Curiosidade: É tradicionalmente acompanhado de sal e vinagre.

Benefícios: Super rico em proteína, fósforo e cálcio, considerado um alimento afrodisíaco.

Dica: Feche os olhos na primeira mordida, o sabor é bem mais leve do que a aparência sugere!

-–

:south_korea: Bungeoppang – Coreia do Sul

O que é: Massa de waffle em formato de peixe, recheada com pasta de feijão doce, creme de baunilha ou até queijo.

Onde encontrar: Quase todas as ruas de Seul durante o inverno.

Curiosidade: O formato do peixe é inspirado em um doce japonês chamado taiyaki.

Benefícios: Dá energia e é relativamente leve.

Dica: Peça “bem crocante” para sentir o contraste da casquinha com o recheio.

-–

:thailand: Roti Sai Mai – Tailândia

O que é: Uma massa bem fina, enrolada com fios de açúcar colorido que lembram algodão doce.

História: Tem influência da culinária muçulmana e tailandesa.

Curiosidade: Tornou-se viral no TikTok por sua estética colorida e por parecer um arco-íris enrolado.

Benefícios: Apesar de ser doce, é menos calórico que doces ocidentais, pois leva menos gordura.

Dica: Procure barracas onde o fio de açúcar é feito na hora – o sabor é mais fresco.

-–

:brazil: Acarajé – Brasil

O que é: Bolinho de feijão-fradinho frito no azeite de dendê, recheado com vatapá, camarão seco e pimenta.

Onde encontrar: Salvador, Bahia, onde é vendido pelas baianas de acarajé.

História: Receita trazida por africanos escravizados, ligada ao candomblé, onde o prato é oferecido a Iansã.

Curiosidade: É um símbolo cultural e religioso. Em 2004, foi tombado como patrimônio imaterial do Brasil.

Benefícios: Fonte de proteína vegetal e energia, além de ômega-9 do azeite de dendê.

Dica: Peça o seu “com pimenta” para sentir o sabor original.

-–

:türkiye: Kokoreç – Turquia

O que é: Tripas de cordeiro lavadas, enroladas em camadas e assadas no espeto. Depois são picadas e servidas no pão com especiarias.

Curiosidade: É considerado um lanche pós-balada, vendido de madrugada.

História: Tem origem na culinária grega e foi adaptado pelos turcos otomanos.

Benefícios: Rico em colágeno, ajuda na saúde das articulações.

-–

:nigeria: Suya – Nigéria

O que é: Espetinho de carne marinado em uma mistura de pimenta, gengibre e pasta de amendoim, depois grelhado.

Onde encontrar: Lagos, Abuja e em praticamente toda esquina das cidades nigerianas.

Curiosidade: Os vendedores de Suya têm pontos fixos e clientes fiéis.

Benefícios: Combinação poderosa de proteína e gorduras boas do amendoim.

Dica: Sempre peça com “yaji” – um tempero extra picante que dá mais sabor.

-–

:japan: Ikayaki – Japão

O que é: Lula inteira grelhada, servida com molho de soja e gengibre.

Onde encontrar: Festivais de verão, quiosques em Osaka e Hokkaido.

História: É um clássico das festas matsuri (festas tradicionais japonesas).

Benefícios: Baixa em calorias, rica em proteína magra e ômega-3.

Dica: Melhor comer ainda quente, pois o sabor é mais suave e a textura mais macia.

12 curtidas

Eu na adolescência inteira trabalhei no Centro de São Paulo e comi por anos aquele churrasco grego e hot dog de barraquinha., comeria esses todos de boa.
:rofl: :rofl: :rofl:

5 curtidas

eita que delícia acarajé representando nosso Brasil!

Amo comer acompanhada de um suco de cana de açúcar!

5 curtidas

Acarajé experimentei e arrependo :joy:

Essa eu passo também kkkkkk

5 curtidas

comida de bêbado prevenindo, sabe que vai levar tombo no caminho pra casa, já deixa as articulações fortalecidas

ia dizer que faltou o Kokoreç na arte @Secrety mas com essa descrição, deixa quieto :face_with_hand_over_mouth:

4 curtidas

pra mim não dá nem tempo de arrepender
sou alérgico a camarão, se chegar no hosppital respirando já to no lucro :sweat_smile:

5 curtidas

Acarajé: melhor comida baiana.

Aqui perto tem uma Baiana que todo Domingo vem vender acarajé, mas tem que chegar cedo (tipo 9:30), acaba rapidinho.

Mas escorpião, gafanhoto, grilo, formiga e etc, não dá nem para olhar. :face_with_peeking_eye:

O churrasquinho de tripa já comi e gostei, bem temperado e num pão árabe acompanhado de uma cervejinha vai muito bem. :face_savoring_food:

4 curtidas

Tem a opção sem camarão :joy:

Mas a única coisa que gostei no acarajé foi os camarão :joy:resto não dá

4 curtidas

deve ser tipo 'me vê um chesseburger sem o hamburguer por favor :joy:
acho que passo essa opção tb
acarajé não é pra mim rs

3 curtidas

que saudade de comer um acarajé! :face_holding_back_tears::heart: comi pelo Ifood a última vez, é perfeito

2 curtidas

Acarajé é tudo de bom. Amo tanto! Eu nunca pedi pelo iFood, sempre compro presencialmente, pois eu tô na praia :beach_with_umbrella: e por onde eu tô algum vendedor tá próximo. Detalhe: não tô na Bahia.

2 curtidas

já comi na praia tbm, aqui em Fortaleza. eu amo!

2 curtidas

Queria experimentar os da Coreia e do Japão :sweat_smile:

2 curtidas