Hoje é o Dia do Imigrante!

O Dia do Imigrante é comemorado hoje no Brasil.

A imigração é um fenômeno que ocorre quando há o deslocamento de grupos de indivíduos das regiões / países em que nasceram para terras estrangeiras.

Esta data foi criada para homenagear essas pessoas, que deixam para trás amigos e família em busca de melhores condições de vida, além de colaborarem para o crescimento do país que se destinam.

O Brasil é um país formado e construído por várias diferentes nacionalidades, que migraram de seus países com o sonho de obter melhores condições de vida em terras brasileiras.

Italianos, alemães, ucranianos, poloneses, africanos e japoneses foram algumas das etnias que chegaram ao Brasil, em meados do século XVIII e XIX, e ajudaram na colonização do país.

Origem do Dia do Imigrante

O dia 25 de junho foi determinado como o Dia do Imigrante através do Decreto nº 30.128, de 14 de novembro de 1957, emitido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A imigração tem uma importância fundamental na história e desenvolvimento do Brasil, tanto econômica quanto culturalmente.

A chegada de imigrantes ao longo dos séculos contribuiu para a formação do povo brasileiro, enriquecendo a cultura, a culinária, a música e diversas outras áreas. Além disso, os imigrantes trouxeram mão de obra qualificada e impulsionaram setores como a agricultura, indústria e comércio.
Contribuições econômicas:

• Mão de obra:

Imigrantes foram cruciais para o desenvolvimento econômico do país, especialmente na expansão da agricultura, como no ciclo do café.

• Atividades comerciais e industriais:

Muitos imigrantes estabeleceram seus próprios negócios, contribuindo para o crescimento do comércio e da indústria.

• Desenvolvimento de setores específicos:

A chegada de grupos específicos de imigrantes impulsionou o desenvolvimento de setores como a produção de alimentos, com a introdução de novas técnicas e produtos.

Contribuições culturais:

• Formação da identidade nacional:

A diversidade cultural trazida pelos imigrantes contribuiu para a formação da identidade brasileira, com a mistura de costumes, tradições e hábitos.

• Influência na culinária:

A culinária brasileira foi enriquecida com pratos e ingredientes trazidos por imigrantes, como a influência italiana nos queijos e embutidos, e alemã na produção de embutidos e na criação de suínos.

• Diversidade artística e musical:

A música, a dança e as artes plásticas também foram influenciadas pela chegada de imigrantes, com a introdução de novos instrumentos, ritmos e estilos.

Impacto social:

• Pluralidade étnica e cultural:

A imigração contribuiu para a formação de uma sociedade com grande diversidade étnica e cultural, enriquecendo a convivência e a troca de experiências.

• Inclusão e igualdade:

A legislação brasileira tem buscado garantir a inclusão e a igualdade de direitos para os imigrantes, promovendo a integração e o respeito à diversidade.

A imigração no Brasil é um fenômeno histórico que moldou a identidade e o desenvolvimento do país.

Os imigrantes trouxeram suas culturas, conhecimentos e habilidades, enriquecendo a sociedade brasileira em diversos aspectos, e continuam a ser uma força importante para o futuro do Brasil.

Nossa gratidão à todos os Imigrantes que tanto contribuíram na construção desse país. :folded_hands:t2:

Muitos de nós são descendentes de imigrantes.

Minha família tem descendência dos Portugueses e vocês conhecem sua descendência??

Outra pergunta, dos pratos e comidas típicas que os imigrantes trouxeram de outros países, qual é a sua preferida?! O meu é o Acarajé uma comida típica da culinária africana.

Conta aí para nós!

34 curtidas

Eu fiz um exame de DNA para saber minha ancestralidade. :wink:

13 curtidas

Sério?! Que legal!!! Não sabia desse exame. Conseguiu descobrir?!

12 curtidas

Adorei o texto, por essas e outras que temos os melhores pratos do mundo :face_savoring_food:

Meu pai falava de bisavó espanhola que casou com indígena. Mamis não tem ideia, mas deu uma boa misturada por aqui rs

10 curtidas

Sim, e ainda faz o cruzamento de informações com outros usuários e manda e-mail informando “funalo, primo de terceiro grau…”, por exemplo, caso a pessoa queira entrar em contato.

11 curtidas

Informações muito importantes sobre nossa cultura e ancestralidade. Obrigada por compartilhar! topconteudo

10 curtidas

Isso mesmo, nossa descendência indígena com a chegada dos imigrantes gerou uma grande diversidade!

9 curtidas

Sensacional, este estudo é incrível mesmo!

5 curtidas

Muito obrigada! :face_blowing_a_kiss::heart:

5 curtidas

Importantíssima reconhecermos a participação dos imigrantes em nossa história, com destaque para a culinária!

8 curtidas

Concordo plenamente querida Rosana!

7 curtidas

Apesar de toda a miscigenação do nosso país, o Brasil é um dos melhores lugares do mundo para viver, aqui temos um ótimo clima, fartura em comida,fauna, flora, cultura diversificada e acolhimento maravilhoso aos imigrantes. Sinto orgulho em ser Brasileira, também não tenho muita informação sobre minha ancestralidade, tenho descendência indígena e pretos, só uma pena que aqui não temos a cultura em aprender no mínimo mais um idioma além do português, vejo muitos alunos imigrantes angolanos no meu local de trabalho que falam inglês e francês fluentemente, diferente da nossa realidade, questão cultural mesmo. O que nos falta é educação de qualidade, tendo acesso a isso, aqui seria o paraíso. Mas graças aos imigrantes lá atrás temos toda essa diversidade, gastronomia diferenciada, influência de religiões de matrizes africanas no catolicismo, etc. Muito interessante o tópico @PaLuz , e feliz dia dos imigrantes caso tenha algum por aqui na comunidade.

12 curtidas

Falou tudo amiga

6 curtidas

Excelente análise amiga, concordo plenamente, nosso país apesar de tudo é o melhor do mundo! Muito obrigada por compartilhar conosco sua opinião.

6 curtidas

Gostei muito também!

6 curtidas

A propósito, qual prato que a culinária estrangeira trouxe para o Brasil, vocês mais gostam? @Tupolev @GracielaMandu @Mirella @MaryLuz @marylove @anaka @Amabilin @JoiceCosta @ReMaruta @TatiGeronimo7 ?!

14 curtidas

Obrigada você por postar esse tópico que até nos faz refletir sobre as nossas raízes, a @GracielaMandu fez o teste de DNA e eu sempre tive curiosidade, por aqui além de reflexão também compartilhamos tantas informações legais, muito bacana nossas trocas por aqui.

8 curtidas

Verdade amiga, na Comunidade aprendemos muitas coisas diariamente, gosto muito de acompanhar e compartilhar conhecimento.

7 curtidas

Conhecimento é tudo!

5 curtidas

Eu amo feijoada, uma herança da cultura africana que deu super certo por aqui

Crédito da imagem : Cultura africana se enraíza na culinária e nos hábitos brasileiros - O Hoje

9 curtidas