Você já parou para pensar que muitos dos temperos que usamos hoje já foram considerados tão valiosos quanto ouro? Algumas especiarias foram responsáveis por guerras, viagens épicas e até mesmo rituais místicos! Vamos explorar alguns desses ingredientes fascinantes que temperaram a história da humanidade:
Feno-grego – O Segredo dos Faraós
Usado no Egito Antigo para embalsamar corpos e em poções de rejuvenescimento, o feno-grego é rico em ferro e um excelente aliado para a saúde digestiva. Além disso, dizem que ele tem o poder de atrair dinheiro!
Zaatar – A Mistura Secreta do Oriente Médio
Uma combinação de tomilho, gergelim e sumagre, o zaatar era conhecido como um tempero sagrado na cultura árabe. Além de seu sabor inconfundível, era usado por estudiosos para “despertar a mente” e melhorar a memória.
Macis – O Irmão Misterioso da Noz-moscada
Pouca gente sabe, mas a macis vem da mesma árvore da noz-moscada e já foi usada como moeda de troca na Europa medieval. Seu sabor levemente adocicado realça pratos salgados e doces.
Ajowan – O “Orégano Indiano”
Este tempero pouco conhecido lembra o tomilho, mas é mais picante e potente! Muito usado na medicina ayurvédica, o ajowan é famoso por ajudar na digestão e por suas propriedades antimicrobianas.
Kubébah – O Ouro da África Ocidental
Também chamado de “pimenta de Guiné”, esse tempero raro era utilizado por tribos para rituais espirituais e como afrodisíaco natural. Seu sabor lembra um cruzamento entre pimenta-do-reino e gengibre.
Os temperos não apenas transformam pratos, mas carregam histórias, mistérios e crenças ancestrais. Já experimentou algum desses? Ou qual deles mais te surpreendeu?
Quando encontrar no mercado, compre e amasse com um garfo temperando com azeite e orégano, a capa dele já é com Zattar e coma como um patê em pão Pita.
Eu sou total adpeta das ervas, sempre fui a louca dos chás, o poder das plantas é surpreendente.
Há alguns anos eu seria queimada viva sendo chamada de bruxa … feiticeira, com certeza !!
Minhas irmãs ficam me zoando. Pq qualquer coisa eu falo que tal erva e boa e faço um chá kkkk
Ai elas falam :lá vem ela com as receitas mágicas dela
Depois explica que 98% dos medicamentos vem da natureza, plantas principalmente e é claro que são concentrados, mas há evidências científicas do poder de cura de certas enfermidades com chás.