🍬 Doces Feitos com Ingredientes Inesperados

Nem todo doce nasce só de açúcar, chocolate e frutas :chocolate_bar::strawberry:. Pelo mundo (e pela história), muitas sobremesas surgiram usando ingredientes improváveis, algumas por necessidade, outras por curiosidade — e várias acabaram virando tradição.

-–

:tomato: Chocolate com Tomate

Antes do chocolate doce se popularizar, ele era consumido amargo e misturado com especiarias e tomate na Mesoamérica. Hoje existem sobremesas artesanais que usam tomate para dar acidez e profundidade ao chocolate.

:pushpin: Curiosidade: o tomate realça o sabor do cacau, parecido com o efeito do sal.

-–

:cheese_wedge: Doce de Queijo Azul

O queijo azul (Roquefort, Gorgonzola, Stilton) é usado em sorvetes, cheesecakes e trufas. O contraste entre o salgado intenso e o doce cria um sabor sofisticado.

:pushpin: Muito comum em restaurantes franceses e italianos de alta gastronomia.

-–

:potato: Sobremesas de Batata

Batata aparece em bolos, doces orientais e sobremesas cremosas. Ela não adoça, mas dá textura macia e umidade.

:pushpin: Japão e Europa Oriental usam bastante batata em doces tradicionais.

-–

:hot_pepper: Chocolate com Pimenta

Hoje famoso, mas no início foi considerado estranho demais. A pimenta ativa o metabolismo e cria uma sensação quente que prolonga o sabor do chocolate.

:pushpin: Os astecas já misturavam cacau com pimenta muito antes da colonização.

-–

:beans: Doce de Feijão

Na Ásia, feijão azuki vira pastas doces, recheios e sorvetes. O sabor é suave, levemente adocicado e muito nutritivo.

:pushpin: Para muitos ocidentais é chocante, mas no Japão é totalmente normal.

-–

:carrot: Bolo de Cenoura (Original)

Antes da versão com chocolate, o bolo de cenoura surgiu na Europa por falta de açúcar. A cenoura era usada como adoçante natural.

:pushpin: A receita moderna é uma adaptação americana.

-–

:olive: Chocolate com Azeite

O azeite substitui manteiga em sobremesas, criando textura cremosa e sabor elegante.

:pushpin: Muito comum em doces mediterrâneos e sobremesas veganas.

-–

:mushroom: Doces com Cogumelos

Alguns cogumelos têm sabor levemente adocicado e terroso, sendo usados em chocolates artesanais e trufas.

:pushpin: Usados principalmente em gastronomia experimental.

-–

:ear_of_corn: Sobremesas de Milho Salgado

Milho aparece em sorvetes, pudins e bolos, às vezes mantendo um toque salgado.

:pushpin: Popular na América Latina e no sudeste asiático.

-–

:salt: Caramelo com Sal Grosso

Hoje famoso, mas no início foi considerado “erro culinário”. O sal intensifica o doce e cria equilíbrio perfeito.

:pushpin: Um dos maiores exemplos de ingrediente “impróprio” que virou tendência mundial.

-–

:sparkles: Conclusão curiosa

Muitos doces estranhos surgiram por escassez, tradição local ou pura experimentação. O que parecia errado acabou criando novos sabores clássicos — provando que a sobremesa perfeita às vezes nasce do improvável.

7 curtidas

Esse aqui eu vi um vídeo no Kwai onde uma senhora ensina a fazer fiquei bem curiosa para saber como é o gosto desse doce.

Mais um tópico interessante @Secrety.

5 curtidas

A maioria deles já experimentei e são muito bons :face_savoring_food:

6 curtidas

Boa tarde.
Oi @Secrety , eu agradeço a informação.
Bom sábado.

3 curtidas

Esse foi moda em 2004 se não me engano, por que teve a novela na Globo,teve chocolate com pimenta de todo jeito.
:joy: :joy: :joy:

Esse eu gosto muito, eu morava quando criança perto de um salão da comunidade japonesa e tinha muitos casamentos neste salão e em quase todas as festas tinha doce de feijão japonês, ele é diferente do nosso e eu gosto do sabor e da textura, até hoje eu como quando encontro.

Esse eu faço em casa, mas vai dois copos de açúcar na receita.

Comi esses dias, inclusive.

4 curtidas

Hoje eu vi no “jornal hoje” uma reportagem sobre sorvetes, numa cidade do interior de SP, e sorvetes com sabores fora do comum

achei muito interessante e fiquei curiosa pra provar um sorvete de TOMATE com MANJERICÃO

Aqui o link pra quem quiser ver

(5) Instagram

3 curtidas

Que legal isso, @Laudi89 e também me despertou interesse.
Vou aproveitar que você entrou agora e vou deixar três leituras para você já ir se interando, esta, esta e esta e se tiver alguma dúvida já decora a meu nick e pode contar comigo para responder e bora fazer amigos e concorrer aos prêmios.

4 curtidas

Bem vindo ao manicômio (ou não) se for nos meus tópicos simkkkk e bom saber que vocês gostam das coisas estranhas vou voltar com os tópico de mistureba kkk @LucianoRezende

5 curtidas

Já comi um doce de feijão e prefiro não comer novamente :joy_cat::rofl::rofl::rofl:

6 curtidas

@Amabilin tinha curiosidade em provar depois da sua opinião desisto kkk. O sabor não é agradável?

2 curtidas

Pro meu paladar não foi agradável não @andrezasilva25, experimentei por curiosidade também kkkkk

Mas, tente, vai q vc gosta :laughing::joy_cat::joy_cat:

4 curtidas

A @Amabilin, tenho certeza que não vou gostar kkk melhor nem arriscar.

2 curtidas

Kkkkkkkkk um brigadeiro é bem melhor né :joy_cat:

4 curtidas

Com certeza.

2 curtidas

@andrezasilva25 eu comia muito aqui no Bom Retiro, São Paulo e gostava. O sabor da massinha é bem parecido com a de bolo de amendoim.

2 curtidas

Nossa @Mirella que legal então eu teria que provar talvez eu goste, minha tia disse que vai fazer quando ela fazer vou arriscar a experimentar então.

3 curtidas