Adoro ditados populares! Um dos meus favoritos é: Água mole em pedra dura tanto bate até que fura
Persistência é o primeiro degrau da longa escada do conhecimento.
Mente vazia é ótima do diabo
Casa da mãe Joana. é que mais falo aqui em casa kkkkkkkk.
Acho prudente não perguntar porquê.
E é mesmo @Moni2 o ócio mental é terrivel.
“Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha”
“Deus escreve certo por linhas tortas”
Minha mãe usava muito essa expressão.
Essa e uma outra: “Quem muito se abaixa, mostra as calcinhas”.
@LucianoRezende, "Quem tem boca vai a Roma " ou “Quem tem boca vaia Roma”???
Já escutei muita as duas versões. Os defensores da primeira (vai) dizem que o ditado significa que quem pergunta consegue ir a qualquer lugar, ou seja não se deve ter vergolha de perguntar, já os defensores da segunda (vaia) alegam que o ditado diz que todos podem reclamar diante do poder como faziam quando o imperador errava.
Esse eu não conhecia kkk mas é bem certo!!
Ditado é uma coisa muito legal! Os 2 jeitos fazem sentido
Esse conta ?
Tudo bem se você não gosta de mim. Nem todo mundo tem bom gosto.
Então @Luizfer267 eu li uma vez um autor justificando os ditados, ele fez esse apontamento que você fez e um outro que todo mundo fala, inclusive eu:
“Cuspido e escarrado”, ao se referir que uma pessoa é igual à outra e nesse estudo que ele fez, disse que o correto seria “Cuspido em Carrara”, para dizer que é igual. porém mais refinado.
É como a @ReMaruta mencionou, ditado é muito bom, se são ou não neologismos, não importa, nossa lígua é viva.
Olha, @xnegx se não valia começou valer
Verdade, a língua é viva!
Usei muito esse ditado dessa forma, até que um dia uma professora explicou que o ditado surgiu como “esculpido em carrara” que é um mármore que foi muito usado para fazer esculturas lindas e com uma riqueza de detalhes impressionantes como a “Virgem Velada”, depois disso passou a fazer mais sentido para mim o ditado.
Exato, tinham vários outros que não me lembro, mas os neologismos são inevitáveis e agente vai falando da maneira como são contemporaneamente, se amanhã mudar eu vou com a onda.
O bambu que se curva é mais forte que o carvalho que resiste …
Nossa… essa eu acho que nunca tinha ouvido, mas é muito bom.
@LucianoRezende Adriana também é cultura … rsss … Mas vou te falar que sempre dou risada das gracinhas respondidas como … Quem Ri Por último…. (Ri melhor) não… É bobo e não entendeu a piada
Nunca duvidei.
A liberdade poética tem limites, não te disseram?