Digitalização do cardápio ajuda a alavancar vendas de restaurantes

Oi pessoal, impulsionados pelo isolamento social imposto pela Covid-19, tanto o investimento em recursos digitais pelos restaurantes quanto os hábitos de consumo do brasileiro mudaram. “Isso significa maior propensão do consumidor a aderir às comodidades das compras online, além do ganho de confiança na hora de consumir em canais digitais”, comenta Paulo Mezzalira, co-fundador de novos negócios na consultoria MarketingChef.

Já para o empreendedor, ele aponta as oportunidades que o online traz para se agregar valor à marca. “Por exemplo, com anúncios, vídeos, reels, lives e descrições atrativas nos cardápios digitais.”

De acordo com a pesquisa “O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios”, do Sebrae, 72% das empresas no setor de serviços de alimentação já contam com vendas online.

Para Mezzalira, a transposição para o digital deve ser encarada como oportunidade de ampliar o alcance do negócio. “Os marketplaces estão aí para ajudar os estabelecimentos a ter uma veia digital, com baixo custo, já que não é necessária uma equipe para desenvolver um app nem formar uma equipe de entregadores”, aponta.

Cardápio Digital do iFood

Para aumentar a visibilidade e vendas dos estabelecimentos parceiros, o Cardápio Digital do iFood surge em resposta às necessidades do empreendedor neste momento de digitalização da sociedade.

Lançada em Junho deste ano, a ferramenta permite ao restaurante digitalizar e divulgar seu cardápio, com link próprio, a ser divulgado em aplicativos de mensagens ou perfis nas redes sociais. “Dessa forma, o estabelecimento aumenta suas chances de prospectar e converter pedidos”, afirma Luiza Aly, especialista em Estratégia e Novos Negócios no iFood. A novidade tem sido bem recebida: até agosto de 2021, a foodtech registrou 14 mil parceiros em todo o Brasil utilizando o recurso.

Não restrito ao aplicativo do iFood, o Cardápio Digital funciona da seguinte forma: com o link do menu digital, os clientes fazem o pedido diretamente ao estabelecimento, que fica responsável por todo o processo de divulgação, entrega e suporte. A funcionalidade é isenta de comissões e taxas. Apenas após passar de 100 pedidos dentro do mês, feitos via Cardápio Digital, a mensalidade é de R$24,90.

Para o influenciador e especialista em delivery João Barcelos – mais conhecido como “João do Delivery” -, o Cardápio Digital do iFood é um meio de democratizar o acesso online aos restaurantes, ampliando também o público-alvo dos negócios. “Ele possibilita que pessoas de todas as idades e com diferentes realidades de contato tecnológico possam acessar e pedir seus produtos. O cliente ganha e o empreendedor também, pois não precisa passar o dia respondendo os consumidores no aplicativo de mensagens”, comentou, durante a live “Webinar Cardápio Digital – O iFood além do app”, promovida pelo iFood.

e vcs o que acham de cardápio online?

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confesso q n sou mto fa de cardario por qrcode