Sim, Aliche é um peixinho, bem parecido com a manjubinha e depois do processo de conservação em salmora, recebe o nome de Anchova. Quando tiver a oportunidade, peça uma para experimentar.
Sim, e proteínas das boas…
Aliche é um peixe, que passa por um processo de conswervação em salmora para ser usado na culinária e recebe o nome de Anchova.
Bora lá.
O Aliche é um peixe com comportamento igual ao famoso cardume do filme Procurando Nemo, deslocando-se em grandes cardumes que podem percorrer longas distâncias e é encontrado nos mares do Mediterrâneo, muito utilizado na culinária na Espanha, Itália, Peru e Chile, como todo peixe é uma fonte de proteína de alta qualidade, facilmente absorvida pelo organismo. É rico em proteínas magras, que auxiliam na construção e manutenção de tecidos musculares, cabelo, pele e reforçam o sistema imunológico, sendo uma excelente opção alimentar para a saúde geral.
Por ser uma importante fonte de ômega-3, vitaminas (como as do complexo B) e minerais (como selênio, iodo e fósforo), contribui para a saúde cardiovascular, atua como anti-inflamatório, melhora a função cerebral e apoia a produção hormonal. É uma opção leve para a dieta, sendo considerado um alimento de fácil digestão em comparação com outras carnes.
Talvez a única restrição no caso do Aliche em conserva seja a alta concentração de sódio, pois é curado em salmora e isso pode ser um problema para quem tem a pressão alta, por isso saborear em uma pizza pode ser tudo de bom, mas em forma de aperitivo, como é muito consumido, a moderação é indicada.