Galera, com a chegada do verão, o clima quente e úmido é ideal para que esses animais se desenvolvam e fica muito propenso para o aparecimento de escorpiões em casa, no quintal, nos parques e eles se abrigam em entulhos e esgotos.
O escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) é a espécie que mais causa acidentes no Brasil. Ele se reproduz por partenogênese, o que significa que os ovos se desenvolvem sem serem fecundados. Por isso, não há um mês específico para a reprodução dos escorpiões e é importante se prevenir durante todo o ano.
Uma dica que pode valer uma vida é ensinar seus filhos como se comportar perante o escorpião, que dificilmente ataca se não for provocado, pisado ou tocado. Crianças e animais são as maiores vítimas, eu vou inclusive colocar um link abaixo de uma reportagem de Lavras - MG, onde por uma fatalidade uma criança andando de bicicleta no campus da UFLA (Universidade Federal de Lavras), caiu e bateu com a mão em um escorpião e como não soube se expressar, os pais demoraram levar ao hospital para que fosse identificada a causa do mal estar e a criança veio à óbito, porque demorou para ser medicada.
Não é todo hospital ou posto de saúde que aplicam o soro antiescorpiônico e o tempo é vital para ser aplicado, por isso é importantíssimo se informar em sua cidade onde tem esse soro ou em qual cidade mais próxima, pois é sabido que tem cidades que não possuem suporte para esses casos e em caso de acidentes saber onde se dirigir pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
Por isso também é importante conversar com crianças pequenas e mostrar como é um escorpião, para que em caso de ser picada a criança possa identificar e explicar para ser atendida no prazo ideal e assim evitar complicações.
Enfim, as recomendações são:
Para evitar a entrada de escorpiões em casa, você pode:
- Usar telas em ralos, pias e tanques
- Vedar frestas nas paredes
- Colocar soleiras nas portas
- Manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico
Em caso de picada de escorpião, você deve:
- Manter o local da picada voltado para cima
- Não cortar, furar, nem apertar o local da picada
- Beber bastante água
- Dirigir-se imediatamente ao serviço de saúde
Link da reportagem do menino: Morre menino de 5 anos picado por escorpião em Lavras, MG | Sul de Minas | G1