Com a chegada do verão, aumentam os acidentes com escorpiões


Galera, com a chegada do verão, o clima quente e úmido é ideal para que esses animais se desenvolvam e fica muito propenso para o aparecimento de escorpiões em casa, no quintal, nos parques e eles se abrigam em entulhos e esgotos.
O escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) é a espécie que mais causa acidentes no Brasil. Ele se reproduz por partenogênese, o que significa que os ovos se desenvolvem sem serem fecundados. Por isso, não há um mês específico para a reprodução dos escorpiões e é importante se prevenir durante todo o ano.
Uma dica que pode valer uma vida é ensinar seus filhos como se comportar perante o escorpião, que dificilmente ataca se não for provocado, pisado ou tocado. Crianças e animais são as maiores vítimas, eu vou inclusive colocar um link abaixo de uma reportagem de Lavras - MG, onde por uma fatalidade uma criança andando de bicicleta no campus da UFLA (Universidade Federal de Lavras), caiu e bateu com a mão em um escorpião e como não soube se expressar, os pais demoraram levar ao hospital para que fosse identificada a causa do mal estar e a criança veio à óbito, porque demorou para ser medicada.
Não é todo hospital ou posto de saúde que aplicam o soro antiescorpiônico e o tempo é vital para ser aplicado, por isso é importantíssimo se informar em sua cidade onde tem esse soro ou em qual cidade mais próxima, pois é sabido que tem cidades que não possuem suporte para esses casos e em caso de acidentes saber onde se dirigir pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
Por isso também é importante conversar com crianças pequenas e mostrar como é um escorpião, para que em caso de ser picada a criança possa identificar e explicar para ser atendida no prazo ideal e assim evitar complicações.
Enfim, as recomendações são:
Para evitar a entrada de escorpiões em casa, você pode:

  • Usar telas em ralos, pias e tanques
  • Vedar frestas nas paredes
  • Colocar soleiras nas portas
  • Manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico

Em caso de picada de escorpião, você deve:

13 curtidas

O meu pavor é barata e nesse calor elas sempre aparecem :disappointed:

4 curtidas

@LucianoRezende Escorpião é muito perigoso mesmo, mais um ótimo tópico seu

3 curtidas

Embora baratas não sejam tão perigosas são o alimento preferido dos escorpiões e onde tem barata… pode ter escorpião.

6 curtidas

Mds q medo não sabia disso :grimacing:

Escorpião é um perigo, obrigada pelas informações @LucianoRezende!

5 curtidas

Quem mora em área rural, como a incidência é maior, os médicos fazem o diagnóstico mais rapidamente, mas em grandes centros, às vezes o atendimento não consegue identificar, por isso é vital que a criança saiba identificar o animal e explicar o que aconteceu.

4 curtidas

Informação de utilidade pública obrigada por compartilhar.

4 curtidas

Morro de medo de escorpião

3 curtidas

Muito perigoso. Faz uns 4 anos q apareceu aqui no predio escorpião. Causou tanta comoção que até a ideia de colocar galinha da angola aki surgiu. Imagine…monte de galinha solta pelo condomínio :woman_facepalming: é cada coisa viu.

3 curtidas

Gracas a deus aqui eu nunca vi escorpião, epoca de calor é muita barata e aranha, tem que ter muito cuidado mesmo com esses animais peçonhentos é um perigo tremendo principalmente para as crianças

3 curtidas

Aqui em Bragança e lá em Lavras está tendo vários casos de aparecimento e também acidentes com escorpiões.

Aqui em Bragança, todos condomínios abertos tem criação de galinha d’Angola, porque elas são imunes à picada do escorpião e elas comem o inseto, mas em compensação são comidas pelos gaviões que temos aos montes aqui. É a cadeia alimentar em plena atividade.

5 curtidas

Além de comerem os escorpiões bichinhas fazem um barulho da poxa kkkk

2 curtidas

Fazem mesmo, andam em bando gritando: tô fraco, tô fraco, tô fraco… :joy: :joy:

2 curtidas

Serio? Uau … um atacando outro. Mas aqui nao tinha como ter elas nao.

Nem me fale. As voadoras… misericórdia. Uma vez dedetizou o porão da casa da minha mãe. Gente que horror… sairam muitas tudo louca fugindo. Ai credo.

2 curtidas

Quando aparece aqui em casa, fico uns dias sempre em alerta, achando que vai aparecer mais… é horrível!

1 curtida

Tenho um cururu de estimação no quintal, para resolver o problema com esses indesejados.

1 curtida

Isso mesmo devemos ficar atentos e evitar ao máximo

1 curtida

Triste o caso da criança que faleceu

2 curtidas

Nem me fale a cidade inteira ficou na comoção, tadinho.

2 curtidas