Atendimento racista ou discriminatório

Acho importante falar sobre esse tema que até está na TV aberta em programa que o Ifood patrocina (BBB) e é de extrema importância. Venho aqui pela primeira vez falar de racismo e discriminação que sofri quando fui buscar meu pedido no Ifood.

Pois bem, moro em subúrbio no interior da Bahia e achei uma boa promo de quentinha num restaurante pequeno do bairro (Restaurante grão de Arroz) e fui lá pegar no horário indicado. Na porta de vidro do estabelecimento estava um homem com capacete saindo pela porta de vidro e assim que me viu chegando, olhando diretamente pra mim TENTOU FECHAR A PORTA DE VIDRO NAS PRESSAS, mas a porta topou, percebi logo o que estava acontecendo (porque racismo velado é esporte mais praticado pelo nordestino) eu já na entrada do restante ele perguntou o que eu queria falei que era o pedido do Ifood que vim buscar, aí mudou o semblante tentando ser simpático porque até então ele não me via como cliente, me via como criminoso. Perguntei se ele era responsável pelo pedido porque se não fosse eu iria reclamar com o dono, mas esse tipo de empresa de fundo de quintal o dono faz tudo. Falei logo o que aconteceu e ele fingiu demência. Certeza que se fosse eu que entrasse pra dentro da minha casa quando visse ele chegando de moto com o meu pedido, choveria reclamações no chat do ifood. Dei uma estrela no app, o restaurante não tem avaliação nenhuma, então coloquei a minha dando 1 estrela. Mas não tem nenhum lugar no Ifood pra falar sobre isso, porque o problema não foi com o pedido (quentinha) e sim com o atendimento.

Tenho outras histórias também bem recorrentes; balconista achando que eu sou entregador, motoqueiro que acha que eu vou roubar meu pedido ou roubar ele na entrega na frente da minha casa.etc.

Já aconteceu algo desse tipo com vocês?

Gostaria que o Ifood criasse um treinamento virtual de atendimento igualitário tanto para os empresários quanto para os entregadores. Meu objetivo não é acabar com o racismo estrutural do Brasil, mas evitar que eu (e pessoas negras) passem por esse estresse numa simples compra de refeição.

4 curtidas

Eu sinto muito pelo que você passou, de verdade.

Eu no seu lugar, certamente teria feito um B.O com relação ao local. Isso é inadmissível… E também, entraria em contato com o suporte do próprio iFood para denunciar.

3 curtidas