Amoço de domingo - Polenta com molho

Fala galera, hoje o almoço em casa foi Polenta com molho caseiro feito com 100% tomates, temperos e coxinha da asa, nada de industrializados. Para acompanhar, uma salada de agrião, palmito, tomates cereja, carambola e um queijinho, por que tem tudo a ver.

Eu sempre fiz polenta com carne moída na polenta e no molho, mas quando me casei, a primeira vez que fui fazer, a Silvia pediu para fazer o molho com a coxinha da asa de frango e ela nunca tinha comido polenta com carne na polenta.

Eu nunca tinha feito o molho como ela estava acostumada comer, mas casamento é assim, todo mundo tem voz, fiz a polenta do meu jeito e o molho como ela pediu e não é que deu super certo?

Ficou muito bom e hoje os pais dela vieram almoçar em casa e resolvi fazer uma polenta com receita de família, por que não?

Então bora pra receita?

:pot_of_food: Polenta com carne moída

Ingredientes

• 500 grs de fubá (de preferência o fubá mimoso)
  • 2 e ½ litros de água
  • 1 colher rasa (sopa) de sal
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou azeite (opcional)
  • 100 grs de queijo ralado (opcional)
  • 1 cebola pequena picada
  • 3 dentes de alho
  • 500 grs de Patinho moído
  • 3 colheres (sopa) de óleo de canola

Modo de preparo

1. Em uma panela grande, despeje o óleo e espere esquentar, despeje a cebola picada e aguarde até que fique transparente, acrescente o alho picado e quando dourar, acrescente a carne e mexa em fogo baixo até que ela disfaça os grumos e fique soltinha, igual fazemos com o recheio de pastel, quando a carne estiver bem solta, junte a metade da água, o sal e aguarde a fervura.
  2. Dissolva o fubá no restante da água fria no liquidificador para evitar grumos.
  3. Quando a água ferver, abaixe o fogo e despeje o fubá dissolvido, mexendo sempre.
  4. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 a 25 minutos, mexendo com frequência até ficar cremosa e encorpada.
  5. Finalize com a manteiga ou azeite e, se quiser, o queijo ralado.
  6. Sirva quente.

:backhand_index_pointing_right: Dica: Se preferir polenta firme, cozinhe um pouco mais e despeje em um refratário untado.

Agora a receita do molho caseiro.

:tomato: Molho caseiro de tomate com coxinha da asa

Ingredientes

• 2 kg de tomates maduros
  • 1 ½ kg de coxinha da asa
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola grande picada
  • 4 dentes de alho picados
  • Sal a gosto
  • Manjericão ou orégano a gosto
  • ½ colher (sopa) de açúcar (opcional, para corrigir a acidez)

Modo de preparo

1. Pique quatro tomates inteiros em cubinhos e reserve, o restante corte em pedaços medios e bata no liquidificados com casca e sementes.
  2. Em uma panela pequena de pressão, despeje metade do azeite e espere esquentar, despeje a metade da cebola picada e aguarde até que fique transparente, acrescente metade do alho picado e quando dourar, acrescente as coxinhas, doure selando todas as partes e assim que estiverem seladas, despeje 500 ml de água fervendo, tampe a panela e cozinhe as coxinhas por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo.
  3. Em outra panela grande, aqueça o restante do azeite e refogue o restante da cebola até ficar transparente.
  4. Acrescente o alho e refogue rapidamente até que fiquem dourados.
  5. Junte os tomates picados, o sal e o manjericão, refogue rapidamente e depeje o tomate batido no liquidificador.
  6. Cozinhe em fogo médio por 15 a 20 minutos, acrescente as coxinhas já cozidas na pressão, mexendo até o molho encorpar.
  7. Ajuste o tempero, coloque a pitada o açúcar e finalize com as ervas de sua preferência.

:sparkles: Combinação perfeita: esse molho fica excelente sobre a polenta, com queijo ralado ou se preferir, ao invés das coxinhas, um ragu de carne para colocar por cima da polenta ou do macarrão

8 curtidas

Que tomates lindos amigo!

2 curtidas

Pois é @MaryLuz, também achei e não perdi a oportunidade, já ia fazer molho em casa, comprei 4 quilos e já garanti um molho congelado também.

:rofl: :rofl: :rofl:

3 curtidas

Que delícia :face_savoring_food: já deu fome kkkk

1 curtida

Você e a @ReMaruta tiveram o umbigo jogado no fogão, só pode…

:rofl: :rofl: :rofl:

2 curtidas

não temos culpa, você que fica fazendo vontade na gente :joy::joy::joy:

1 curtida

Semana passada, em virtude das internações da Silvia e do meu sogro, o cardápio aqui meio que ficou por conta dos congelamentos do que fiz há uns dias, nessas horas freezer e microondas quebram uma galhão… omtem fiz um bolo de maçã, aquele clássico que sempre faço.

1 curtida