Você um consumidor de suco de frutas em caixinha? Então esse tópico é pra você.
A legislação determina que a adição de açúcares não pode ultrapassar 10% do peso do suco. Para atender à regra, a maçã é adicionada às bebidas, uma vez que ela serve como adoçante natural.
As empresas por anos se utilizaram da expressão 100% suco de fruta, o que é bem diferente de 100% da fruta. O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), resolveu acabar com a festa e acionou a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância sanitária) e fez cumprir o Código de Defesa do Consumidor;
“O rótulo da bebida não deverá conter informação que suscite dúvida ou que seja falsa, incorreta, insuficiente ou que venha a induzir a equívoco, erro, confusão ou engano, em relação à identidade, composição, classificação, padronização, natureza, origem, tipo, qualidade, rendimento ou forma de consumo da bebida, nem lhe atribuir qualidade terapêutica ou medicamentosa.”
Em meio à toda essa polêmica, as marcas deram o famoso jeitinho brasileiro para atender o decreto, sem ter que reformular drasticamente as embalagens.
Para entender melhor:
Boa parte dos sucos de outras frutas - como uva e laranja, por exemplo - contêm maçã na composição.
Quando isso acontece, as marcas são obrigadas a incluir a imagem de uma maçã, supostamente para deixar claro ao consumidor que o suco contém mais de uma fruta.
Para atender ao decreto, as marcas de suco encontraram maneiras criativas de disfarçar a fruta nos rótulos
E aí, o que você acha disso? Quero saber a sua opinão.
Tadinha da maçã faz se trabalho e ainda fica por trás dos bastidores kkk
Eu tinha lido mesmo sobre essa questão dos sucos serem adoçados com a fruta, mas acho bobeira as marcas tentarem escondê-la, soaria até mais informativo deixar ela evidente ao lado da informação de que é o adoçante natural utilizado, eu curtiria bem mais.
Gosto muito de suco de uva, mas não sabia que contém maçã. Já passou da hora mesmo do Conar acionar a Anvisa para acabar com essas informações duvidosas.
É que você vê na gôndola, dois sucos com a expressão 100%, um custando R$ 25,00 e outro R$ 9,00, qual você pega se quiser um preço melhor? Porém, comprou gato por lebre, essa é a questão.
Criatividade para burlar é grande. Mas me referi a um contexto geral mesmo. Isso da maçã ainda é bobagem. As empresas baixam a qualidade dos produtos para pagar menos mil impostos e proporcionar ao consumidor preço alto e qualidade baixa. O importante é o lucro
Suco de uva 100% da fruta é da Aurora, sempre tem promoções à R$ 11,90 a embalagem Tetrapak, já a embalegem de vidro é sempre mais cara, mas o suco é o mesmo.