INGREDIENTES:
- ½ xícara (chá) de milho para pipoca (cerca de 100 g)
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 50 g de manteiga
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 pitada de sal
MODO DE PREPARO:
-
Numa panela grande, coloque o óleo, adicione 3 grãos de milho e leve ao fogo médio. O óleo vai estar na temperatura certa para fazer a pipoca assim que um dos grãos estourar. Acrescente o restante do milho, tampe a panela e abaixe o fogo.
-
Mantenha a panela tampada em fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, até que o tempo entre o estouro de uma pipoca e de outra seja maior que 2 segundos. A cada 2 minutos, segure a panela pelas alças, levante e mexa delicadamente fazendo movimentos circulares — assim os grãos de milho estouram por igual.
-
Transfira a pipoca para uma assadeira grande (ou travessa) e reserve. Lave e seque bem a panela — ela vai ser usada para fazer o caramelo.
-
Coloque o açúcar na panela e leve ao fogo médio. Deixe derreter, mexendo de vez em quando com uma espátula de silicone, por cerca de 3 minutos, ou até que o açúcar se dissolva completamente e vire um caramelo dourado. Desligue o fogo, adicione a manteiga e mexa com a espátula até derreter. Junte o bicarbonato e misture bem para incorporar no caramelo — ele vai espumar levemente e aumentar de volume.
-
Transfira a pipoca estourada para a panela de uma só vez e misture com a espátula, fazendo movimentos de baixo para cima e raspando bem o fundo da panela para cobrir toda a pipoca com o caramelo — quanto mais rápido, melhor, assim você evita que o caramelo endureça antes de conseguir cobrir todas as pipocas.
-
Volte as pipocas caramelizadas para a assadeira e, se quiser adicionar mais uma camada de sabor, tempere com uma pitada de sal. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos — o caramelo vai ficar sequinho e a pipoca, bem crocante, formando uma placa.
-
Solte as pipocas, quebrando com as mãos, e sirva a seguir (ou armazene num pote com fechamento hermético por até 5 dias).
Esse foi o resultado: