A Manobra de Heimlich - Como ajudar alguém com engasgo

Refeições costumam ser momentos prazerosos: uma celebração em família, um encontro de amigos ou aquele pedido esperto com o app do iFood que mata nossa fome e nossa vontade de comer algo. Mas acidentes podem acontecer e nesse caso em particular gostaria de falar do engasgo.

O engasgo pode se tornar grave principalmente quando acontece com crianças, bebês e pessoas idosas. O pedaço de alimento entalado pode causar asfixia e é considerado uma situação de emergência. Para isso existe um procedimento chamado Manobra de Heimlich.

A Manobra consiste em se posicionar por trás da pessoa engasgada com uma das mãos fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a boca do estômago para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

A Manobra é realizada de forma diferente quando ocorre com bebês. Vou deixar esse vídeo em que o procedimento é muito bem explicado, e também um em que a Manobra é realizada em uma criança e mostra claramente o momento em que o alimento é expelido.

Nunca queremos passar por uma situação assim mas estar preparado e saber como proceder nesses casos pode tirar alguém de uma situação difícil e até mesmo salvar uma vida.

18 curtidas

Muito interessante trazer esse conhecimento por aqui @lufepeper eu fiz curso de primeiros socorros e espero nunca precisar usar esses conhecimentos um dia😅
Mas é crucial saber esses procedimentos pois podemos estar na hora certa e salvar uma vida, arrasou nos vídeos, importante também saber os procedimentos corretos em crianças e adultos.

5 curtidas

Muito importante esse conhecimento, obrigada.

6 curtidas

Nem eu @marylove , deve ser bem angustiante. Mas como vc mesma disse, é importante conhecer e saber como aplicar, pode salvar uma vida.

4 curtidas

Sim, falamos tanto sobre comida por aqui mas essas informações são utilidade pública @lufepeper eu que lido com crianças tenho pavor de alguma se engasgar um dia, deve ser angustiante mesmo, importante é ter o conhecimento e dividir como vc fez no tópico, arrasou !

4 curtidas

É importantíssimo saber aplicar…nunca ae sabe quando se vai precisar

5 curtidas

Presenciei uma vizinha enfermeira realizar o procedimento no bebê da outra vizinha, já roxinho. É realmente desesperador, ainda bem que existem pessoas preparadas para essas situações.

3 curtidas

Super importante!!!
Realizei a manobra com a minha filha qdo ela tinha cerca de 1 ano e meio,engasgou com uma casquinha de maça ( de tamanho qse imperceptível) estava sozinha com ela na hora e foi horrível.
Na última virada de ano agora, (já com 9 anos) ela engasgou com um pedaço de carne, minha irmã que estava junto no momento ( ela é bombeiro civil e enfermeira) realizou a manobra por alguns angustiantes minutos, e só conseguimos desobstruir aa vias respiratórias qdo consegui “pinçar” a carne presa na garganta e retira-la.
A cerca de 2 anos atrás ela já havia engasgado tbm com um pedaço de carne, e meu marido e o primo dele que estavam junto conseguiram desobstruír com a manobra tbm.

Super importante saber a manobra e o mais importante, conseguir manter a calma na hora, tanto pra raciocinar no que pode ser feito como para executar a manobra corretamente.
É desesperador

2 curtidas

Perfeito, @ViviSawada !
Obrigado pelo relato. Que bom que terminou tudo bem :heart_exclamation:

1 curtida

Boa noite.
Gostei da informação, agradeço.
Boa semana.

1 curtida

obrigado, @Andreia007 !
boa semana pra vc também.

1 curtida

Tópico importantíssimo e cheio de informações.

3 curtidas

Agradeço.
Bom dia.

1 curtida

@lufepeper fazendo reciclagem do curso de primeiros socorros, tive a informação que desde o ano passado alterou o nome de Manobra de Helmich para Manobra de desengasgo a pedido da família de Helmich

4 curtidas

Chegando agora neste tópico… importantíssimo esse conhecimento @lufepeper, já tive que aplicar essa manobra e terminou tudo bem. Fiz alguns cursos de primeiros socorros e participei de palestras sobre o assunto quando trabalhei em petroquímica, isso deveria ser ensinado nas escolas, obrigado por ter postado essa informação.

3 curtidas

Interessante, eu não sabia disso.

2 curtidas

Eu também não, soube viria que tive que fazer no trabalho, pois é obrigatório e tivemos a informação que foi alterado a um ano.

2 curtidas

obrigado você pelo comentário

sem dúvida, há muitas coisas úteis que poderiam ser ensinadas nas escolas e acabamos tendo que pesquisar por conta própria depois de adultos. O sistema de ensino é outra coisa que precisa ser revisada, a escola deveria se dedicar mais no desenvolvimento de pensamento crítico entre os alunos. E na minha opinião, também tem um papel na conscientização de temas ligados à cidadania. Acho que falha nos 2.

faço poucos tópicos e esse foi um dos que deu menos ibope mas justamente pela importância como vc mencinou, decidi deixá-lo como destaque. Muito mais útil do que conhecer o café feito com :poop: de jacú ou conhecer a história da bicicleta

1 curtida

estranho isso né, se fosse alguém da minha família que tivesse desenvolvido e dado o nome a um procedimento que salva vidas, eu ficaria envaidecido. Mas toda família tem suas questões e deve existir um motivo forte pra terem feito esse pedido

3 curtidas

Também estranhei,e não sei os motivos reais. A bombeira que ministrou o curso disse que era relacionado a direitos autorais, não pesquisei a fundo essa questão. Trouxe aqui no seu tópico a nível de informação mesmo porque na hora lembrei do seu tópico e achei interessante dividir a informação.

2 curtidas