2025 iniciado oficialmente, hoje começa a cobrança do IPVA 2025 😫

Fala galera, passada as ressacas de final e início de ano a gente cai na real que o ano começou com as dívidas de ano novo, entre elas o famigerado IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor).

No passado esse pagamento era chamado de TRU (Taxa Rodoviária Única) e como o nome sugeria, seria uma taxa única rodoviária o que dava o entendimento do pedágio ser uma bi-tribitação, muito se discutiu até que ajustaram a legislação, nomeando e distinguido as origens dos tributos, um é sobre a propriedade, não importando se o veículo está circulando ou não, o outro é uma taxa de uso pelas rodovias e daí, mudou-se a mosca.

Esse imposto é cobrado por 20 anos, veículos de passeio sem benefícios fiscaisb recolhem 4% do valor venal e utilitários 2%, o que significa que em 20 anos o governo levou 80% e 40% respectivamente do valor do seu veículo. Há também a cobrança de 1,5% para caminhões e 1% para locadoras.

Existem alguns casos previstos na legislação de isenção e redução deste imposto:

Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) para requerer a isenção do IPVA para Pessoas com Deficiência é preciso se encaixar nesses requisitos:

transtorno do espectro do autismo em grau moderado, grave ou gravíssimo;
deficiência física, sensorial, intelectual ou mental, moderada, grave ou gravíssima;
não ser proprietário de outro veículo com isenção e;
não utilizar sua condição de PCD para obter mais de uma isenção.
Há uma observação de que a isenção destina-se a veículos com valor venal de até R$ 70 mil. Passando disso, no intervalo até R$ 120 mil, o proprietário precisa pagar o IPVA deste ano sobre a diferença que passou dos R$70 mil. Já sobre aqueles veículos com valor venal maior que R$ 120 mil é cobrado o valor integral do IPVA.

Taxistas, veículos usados para transporte escolar, ônibus de linha e ônibus de fretamento também têm direito a isenção;
Isenção para veículos híbridos:

Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) para requerer a isenção do IPVA para Pessoas com Deficiência é preciso se encaixar nesses requisitos:

• Transtorno do espectro do autismo em grau moderado, grave ou gravíssimo;
  • Deficiência física, sensorial, intelectual ou mental, moderada, grave ou gravíssima;
  • Não ser proprietário de outro veículo com isenção e;
  • Não utilizar sua condição de PCD para obter mais de uma isenção.
    Há uma observação de que a isenção destina-se a veículos com valor venal de até R$ 70 mil. Passando disso, no intervalo até R$ 120 mil, o proprietário precisa pagar o IPVA deste ano sobre a diferença que passou dos R$70 mil. Já sobre aqueles veículos com valor venal maior que R$ 120 mil é cobrado o valor integral do IPVA.
  • Taxistas, veículos usados para transporte escolar, ônibus de linha e ônibus de fretamento também têm direito a isenção;
  • Isenção para veículos híbridos:
    O benefício para veículos híbridos é uma novidade para este ano. Segundo o Jornal do Carro, do Estadão, a isenção é restrita apenas a modelos que sigam uma fatia específica de preço, bem como o uso de etanol como combustível, ou tecnologia flex. O valor máximo é de R$ 250 mil, o que acaba restringindo a compra a poucos modelos no mercado.

Confira os modelos híbridos que se encaixam nas regras e estão isentos do IPVA 2025 em SP:

• Fiat Pulse e Fastback Hybrid
  • Toyota Corolla e Corolla Cross Hybrid
    Os modelos da Toyota, por sua vez, são híbridos plenos, e também se encaixam na categoria. O sedã custa a partir de R$ 199.990, enquanto sua versão SUV, o Corolla Cross, na mesma configuração, custa a partir de R$ 206.290. Ambos utilizam o mesmo conjunto híbrido, composto do motor a combustão junto de outros dois elétricos. Vale mencionar que ambos são flex.

-Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive e Tiggo 7 Pro Hybrid
Por fim, no caso da Caoa Chery, a oferta de modelos que cumpram aos requisitos exigidos pela medida (até R$ 250 mil + Flex) também é limitada. Na marca, apenas dois se encaixam na regra, sendo um deles o Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive, por R$ 157.990, e também o Tiggo 7 Pro Hybrid, que custa exatos R$ 179.990, por exemplo.

25 curtidas

É meu amigo @LucianoRezende , logo depois já chega o IPTU

IPVA aqui tb alíquota é salgada

3 curtidas

Aqui já chegou, 5% deddesconto à vista até 15/01 taxa única ou 10 suaves prestações sem desconto.

2 curtidas

É IPVA, IPTU, OAB, Seguro do carro e por aí vai

4 curtidas

E quem tem filhos, matrícula, material escolar, uniforme, transporte escolar… uhuul

5 curtidas

Não tenho filhos mas tenho uma sobrinha na faculdade e divido com minha irmã os custos kk…a matrícula já foi em setembro

2 curtidas

Contado do salário acho que não vai sair na foto.

6 curtidas

Cruel… eu diria. :joy:

1 curtida

A OAB é uma facada grande.

2 curtidas

Estou nessa fase. Tenho dois, minha filha esta no 4° e meu filho no 9° . É facada atrás de facada :flushed::pinched_fingers::rofl:

1 curtida

Tá pensando nisso ontem, mal paguei a de 2024 já vou ter que pagar a desse ano, fora o IPTU

2 curtidas

É dureza!

2 curtidas

Eh pessoal o ano começou e as contas estão batendo na nossa porta :pensive:

2 curtidas

Por aqui as contas já arrebentaram a porta, entraram pela janela, frestas e só não usaram a chaminé pq eu não tenho uma. :see_no_evil::speak_no_evil::face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::rofl::rofl::rofl:

1 curtida

Menino, peguei ontem pra escrever sobre isso e esqueci. Ainda bem, só ia colocar a tabela rs… Fiquei chateada que ativei meu Cadastro Positivo no aplicativo Carteira Digital, não tive multas mas parece que SP ainda não dá desconto pra bom condutor :frowning:

1 curtida

Não mesmo e o desconto para pagamento à vista nem compensa.

2 curtidas

Né menino!! Pior que vai aumentado todo ano

1 curtida

Depois das festanças de fim de ano, o balde de água fria com mais e mais impostos :face_with_peeking_eye:

2 curtidas

Se não me engano, o desconto esta válido apenas para MG e RS.

1 curtida

E se abusou no cartão então… vira uma bola de neve.

1 curtida